Cimento Tupi S.A

ENGLISH

História

A Tupi foi fundada em 1949 sob a denominação de Companhia de Cimento Vale do Paraíba, com a produção de cimento e seus derivados sendo iniciada a partir da unidade localizada em Volta Redonda-RJ.

Em 1952, a Tupi já destacava o seu caráter pioneiro lançando no Brasil o primeiro cimento com adição de escória granulada básica de alto forno. Em 1976, outra unidade de produção foi inaugurada em Pedra do Sino - Carandaí - MG. No ano de 1976, foi concluído o terminal de cimento de Mogi das Cruzes - SP, cuja finalidade era distribuir o cimento ensacado e a granel naquela região. Em 1982, entrou em operação o terminal de cimento de Juiz de Fora - MG.

No ano de 1998, o terminal de Mogi das Cruzes tornou-se uma unidade de produção de cimento, a partir de escória e clínquer moídos. Em 2002, a fábrica de Pedra do Sino recebeu a certificação ISO 9001 versão 2000 e em 2003, a fábrica de Volta Redonda recebeu a mesma certificação. Em 2008, as fábricas receberam a certificação ISO 9001:2008. Em 2013, a fábrica de Pedra do Sino foi ampliada, tornando-se as demais suas extensões, em termos de certificação.  

A Tupi produz dois tipos de cimento: Cimento Portland Composto e Cimento de Alta Resistência Inicial, controlando o processo desde a jazida de matéria-prima até a expedição para o mercado consumidor.



Veja também:

voltar

Todos os direitos reservados a Cimento Tupi S.A.