Cimento Tupi S.A

ENGLISH

Responsabilidade Socioambiental

Controlar as emissões de partículas na atmosfera é parte vital do gerenciamento ambiental das nossas fábricas de cimento. Todo o processo e todos os sistemas de desempoeiramento das fábricas, tornando-os mais confiáveis e otimizando os custos. Os investimentos em sistemas de desempoeiramento e na formação e capacitação da equipe não só baixaram os níveis de emissão de partículas no ar, como reduziram os custos de manutenção, aumentando a vida útil dos filtros e diminuindo sensivelmente as paradas dos equipamentos por defeitos nos sistemas de desempoeiramento.

A indústria de cimento registra seu maior consumo de água no resfriamento dos equipamentos, na umidificação de estradas não pavimentadas e dos estoques a céu aberto. Diante da importância do uso racional da água na sociedade, a empresa vem adotando uma política de gestão deste recurso que inclui o monitoramento do consumo em suas unidades industriais, a recirculação e reuso da água, além da conscientização de seus funcionários. Em Carandaí – MG, a Cimento Tupi iniciou o processo de criação de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), destinando uma área de 102 hectares para a conservação dos recursos naturais da região ad eternum, conforme prevê a regulamentação sobre o tema.

As áreas da empresa formam o maciço florestal mais relevante da região, e a área contígua, destinada à criação da RPPN, desempenhará papel fundamental na proteção dos recursos naturais a médio e longo prazos. A recuperação florestal nestas terras disponibilizará os recursos naturais necessários para abrigar a fauna nos seus habitats originais.

SOCIAL

Desenvolvido a partir da fábrica de Volta Redonda - RJ em parceria com a COORDEMA (Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente), o projeto SOS Queimados entra no seu quarto ano consecutivo e já atingiu mais de 5 mil alunos do ensino fundamental da rede pública municipal. O principal foco do projeto é a prevenção às queimadas.

No entanto, são também abordados temas como camada de ozônio, efeito estufa, preservação de nascentes, ecossistemas, arborização urbana - cada aluno recebe uma muda de árvore pela qual fica responsável nominalmente-, coleta seletiva de lixo, preservação do patrimônio público e aspectos legais sobre a captura de animais silvestres.



Veja também:

voltar

Todos os direitos reservados a Cimento Tupi S.A.